domingo, 16 de maio de 2010

MOTORISTA DE AMBULÂNCIA TEM DIREITO A ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

MOTORISTA DE AMBULÂNCIA TEM DIREITO A ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
  Fonte: TRT/MG - 30/07/08 - Adaptado pelo Guia Trabalhista
A 6ª Turma do TRT-MG, com base em voto do desembargador Antônio Fernando Guimarães, manteve sentença que deferiu adicional de insalubridade, em grau médio, a um motorista de ambulância do Município mineiro de Água Comprida.
Em seu recurso, o Município alegou que o exercício da função de motorista de ambulância não expunha o reclamante à insalubridade em razão de contato com agentes biológicos. Mas, a prova produzida no processo demonstrou o contrário.
O laudo do perito oficial qualificou o trabalho do reclamante como insalubre, em grau médio, em razão da prestação de serviços para estabelecimento destinado aos cuidados da saúde humana, centro de saúde, em atividade que envolvia contato pessoal próximo com pacientes. Os depoimentos colhidos também demonstraram que o motorista não só lidava com os pacientes diretamente, como também, faziam a limpeza interna do veículo e a movimentação dos equipamentos médicos utilizados no transporte dos doentes.
“Nos termos da NR-15, anexo 14, da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, são consideradas atividades insalubres, em grau médio, trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana” – fundamentou o relator, negando provimento ao recurso do Município e mantendo o adicional e seus reflexos deferidos em primeiro grau. ( RO nº 00976-2007-042-03-00-2 ).

Motorista de ambulância é diagnosticado com meningite

Motorista de ambulância é diagnosticado com meningite em Porto Seguro

Mário Bittencourt | sucursal Eunápolis*
Foi confirmado nesta quarta-feira, 28, o nono caso de meningite meningocócica C na região de Porto Seguro, a 705 km de Salvador. A mais nova vítima é o motorista de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde do município. Identificado apenas como Jonatan, o rapaz fazia o translado de pacientes com suspeita da doença de Arraial D´Ajuda até Porto Seguro. Ele foi internado por volta das 11h30 desta quarta e, no início da tarde, a assessoria do Hospital Luís Eduardo Magalhães confirmou o laudo.
Jonatan tem entre 30 e 35 anos. Com sinais avançados da doença, foi encontrado em casa desacordado. Desde a última quinta-feira, 22, já foram identificados 36 casos suspeitos e nove confirmados (oito em Porto Seguro e um em Eunápolis). Quatro pessoas morreram.
Já em Trancoso, a 40 km de Porto Seguro, as aulas seriam retomadas nesta quarta-feira, mas tiveram de ser adiadas para a próxima terça-feira, diante da pouca adesão dos alunos. Na Escola Municipal Onorina Pessoa, por exemplo, apenas 60 dos 1.340 estudantes apareceram e os pais disseram não sentir segurança em deixar os jovens voltarem ao ambiente escolar.
Outro impacto negativo do surto de meningite em Porto Seguro é a redução no número de turistas. Em três pousadas da região foi confirmado que muitos visitantes cancelaram pacotes de viagens para o feriado do Dia de Finados, na próxima segunda-feira, 2.  Apenas as clínicas médicas particulares lucram com a situação. Muitas pessoas têm aceitado pagar entre R$ 150 e R$ 190 pelas vacinas nos municípios de Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso.
*Com redação de Eder Luis Santana, do A TARDE On Line